Compartilhe nas redes sociais:
  • Facebook
  • Google +
  • Twitter
 23/06/2016 14:06:00


Xerimbabo recebe mais de 17 mil visitantes em exposição cultural

Visitações foram encerradas no domingo

O projeto Xerimbabo Usiminas encerrou no último domingo (19) as visitações à mostra cultural “A vida é mais!”, patrocinada pela Usiminas por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo de Minas Gerais. Aberta gratuitamente ao público durante 12 dias, mais de 17 mil pessoas de diversas cidades da região passaram pela Usipa para o segundo momento do projeto que teve início com seminários para educadores no mês de maio.

Obras de arte, contação de histórias, bichos e plantas, tudo foi reunido no mesmo espaço para encantar e aguçar a imaginação dos milhares de visitantes, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos do Vale do Aço e outras 50 cidades mineiras. No palco, a personagem “Floramanga”, interpretada pela contadora de histórias Raquel Vieira, arrancou aplausos, boas risadas e, claro, surpreendeu muita gente ao sair de uma mala. “Ela está toda dobrada”, exclamou uma criança. “Como coube ali, eu precisaria de uma caixa de geladeira”, falou sorrindo uma vovó.
Entre brincadeiras e um mix de sentimentos, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer sobre como “A Vida é Muito Mais!” – tema geral que conduziu as atividades neste 32º ano do projeto.

A analista de Meio Ambiente da Usiminas Luziane Aparecida de Oliveira conta que o projeto expressa o compromisso com a comunidade, principal motivo de sua continuidade. “Quando o visitante, em especial as crianças, passa pelo Xerimbabo, aprende sobre a natureza, cultura, cidadania, saúde e muito mais. Neste momento, formamos multiplicadores, pessoas que levam este aprendizado para o mundo. É nisto que a Usiminas acredita, na formação das pessoas”, destaca Luziane.

“A mostra teve um formato diferente e continuou agradando os visitantes que puderam atuar em alguns momentos na apresentação, tornando-se mais que expectadores, verdadeiros artistas do universo xerimbabo, onde a ‘A vida é muito mais!’”, enfatizou o curador da exposição, Lélio Costa e Silva.

As oficinas de arte
Durante a mostra cultural os visitantes também puderam participar gratuitamente de oficinas de arte, realizadas nos fins de semana pelos artistas plásticos criadores das obras da exposição. Entre tintas e pincéis, papel e argila, os mais de 200 participantes tiveram a oportunidade de soltar a imaginação nas oficinas de “Arte em pintura acrílica”, “Aquarela”, “Arte em pintura marmorizada” e “Arte em papel e modelagem em argila”.

Faça aqui o seu comentário

Existem campos em branco ou fora do padrão requerido.
Houve um erro e seu comentário não pode ser enviado.
Tente novamente mais tarde!!!
Obrigado.
Seu comentário foi enviado com sucesso!!!